[vc_row css=”.vc_custom_1459508073015{margin-bottom: 100px !important;}”][vc_column offset=”vc_col-lg-9 vc_col-md-9″ css=”.vc_custom_1580416816167{padding-right: 45px !important;}”][vc_custom_heading source=”post_title” use_theme_fonts=”yes” el_class=”no_stripe”][stm_post_details 0=””][vc_column_text css=”.vc_custom_1585701464381{margin-bottom: 20px !important;}”]A pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) com certeza vai trazer muitas lições para o mundo dos negócios. Para muitas empresas vai ficar muito claro o quão importante é ter, não só um nome conhecido e conceituado, mas autoridade de marca em todos os canais, tanto offline quanto online. E por que falamos isso?
Muitos negócios dependem quase que exclusivamente da sua estrutura e atendimento, sustentada por bons produtos e serviços, presença física e força de vendas preparada, mas que ainda competem no mercado sem autoridade de marca. As empresas mais inovadoras e lucrativas estão, cada vez mais, trabalhando o conceito de Omnichannel. Nesse sentido, o atendimento é feito por múltiplos canais, físicos e digitais, fortalecendo a relação com o consumidor e gerando autoridade na marca.
Construir e fortalecer todos os canais de atendimento ao cliente geram autoridade, sendo percebida nas diferentes plataformas de contato pelo consumidor. A estratégia de branding aliada à autoridade cria um posicionamento único e exclusivo no mercado, percebido pelo perfil de cliente ideal que se quer atingir.
Alguns pontos, podemos concluir, que passarão a ser considerados pelas empresas, que deverão revisar suas estratégias:
- As empresas alocam a maior parte de seus orçamentos em ações comerciais presenciais, marketing offline e força de vendas, além de eventos. É bem provável que haverá uma revisão na estratégia e muitas empresas decidam aumentar seus investimentos em marketing na web e eventos online complementares.
- Números recentemente publicados pela empresa de inteligência de dados PredictHQ indicam que, somente em fevereiro, no mundo todo, mediante as preocupações com o Coronavírus, levaram a um aumento de 500% nos cancelamentos e adiamentos de eventos físicos e ações de marketing, o que não ocorreu na área digital.
- Atualmente muitos profissionais de marketing estão isolados em casa, momento que estão revisando suas estratégias online e redefinindo suas mensagens e programas de relacionamento com clientes.
- Ter uma estratégia ampla, que reforce o posicionamento da empresa, tanto off quanto online, permitirá ampliar a presença institucional do negócio nesses dias malucos e fornecerá uma vantagem competitiva para empresas sobre os concorrentes que demorarem a reagir.
Estamos vendo, após o surto de Coronavírus, diversos cancelamentos de eventos e ações de marketing pelo mundo todo em função de receios, incertezas e até mesmo proteção de caixa pelas empresas. Meses de preparação e investimentos perdidos ou bloqueados, causados pelo pânico do Coronavírus, e levando à decisão de cancelamentos de última hora.
Em 2008, durante a crise financeira internacional, a maioria das empresas B2B decidiu reduzir seus orçamentos de marketing. Muitas empresas decidiram adotar uma nova estratégia e crescer os orçamentos destinados à eventos de marketing digital. Nesta reflexão, esse movimento faz todo o sentido.
Adicione a isso o fato de que um número crescente de organizações hoje em dia minimiza todas as reuniões presenciais, com o resultado inevitável de que elas devem mudar sua estratégia digital e transformá-la em sua principal fonte de geração de leads e oportunidades.
Marketing online como estratégia de posicionamento
A principal vantagem do marketing digital, além de não exigir interação pessoal direta, é que é mensurável. Através de ações planejadas, se pode facilmente saber o retorno sobre o investimento (ROI) e quais atividades geraram o maior número de leads de qualidade e a que custo.
Diversas empresas não atualizam frequentemente seus sites, o que na atual conjuntura é um problema, pois se sabe que os motores de busca online só qualificam website que estão em constante movimentação. Este é um bom momento para revisar todas as plataformas e garantir que sua empresa seja bem apresentada. E ainda, avaliar meios de conversão de negócios nas plataformas, entre eles botões de call to action, formulários de captação de dados e itens de atração. É importante oferecer conteúdo e informações de qualidade para converter. Somente serão atraídas conversões qualificadas com materiais de interesse ao usuário.
Esse também é o momento de redefinir as metas de suas campanhas de marketing e analisar detalhadamente o desempenho dos esforços anteriores. Uma análise cuidadosa indicará com certeza que há uma necessidade real de atualizar grande parte dos materiais de marketing produzidos no passado.
É uma ótima oportunidade para ajustar estratégias de promoção da empresa e reforçar o posicionamento no mercado. A seguir citamos alguns exemplos de ação em marketing digital para implementação, onde se deve estar atento.
- Conteúdo do site– Garantir que ele contenha as mensagens de marketing certas com a chamada certa para ação, transmitindo a verdadeira proposta de valor do negócio para os clientes que se quer atingir. E também que seja dinâmico e não estático, com atualizações permanentes. Implementar as configurações necessárias no website integradas aos motores de busca online e principalmente com o Analytics para medição de tráfego, perfil de público e segmentações de mercado. Integrações também com os principais aplicativos de busca, de acordo com o segmento de atuação da empresa. Seu site atual está preparado para isso?
- SEO– Verificando as classificações orgânicas de pesquisa do site atual e otimizando-as para os mecanismos de pesquisa para melhorar a qualidade e a quantidade do seu tráfego na web. Integrações com os principais motores de busca online e configurações inteligentes, como o Google Tag Manager, por exemplo, para promover a busca pelo Google, por exemplo. Tudo isso aliado a estratégias adequadas de SEO e copywriting para atingir o público certo.
- Marketing de conteúdo– Oportunidade para gerar ideias em novas postagens no blog e começar a escrever conteúdos de interesse para seus clientes. Além disso, oferecer diferentes meios de relacionamento com clientes e prospects, desde conteúdos de qualidade e interesse do perfil de cliente ideal do seu negócio, até materiais ricos e informativos sobre o mercado. Aqui é importante uma estratégia de Inbound marketing para criar autoridade de marca.
- Comunicados de imprensa e artigos– Pensando em tópicos, se pode informar a mídia e seus clientes, com artigos profissionais e temas de interesse em diferentes setores. Artigos de interesse do seu público que possam te posicionar como autoridade nos conteúdos distribuídos.
- Materiais de marketing– Apresentações personalizadas, folders e catálogos digitais e outros materiais de marketing, com identidade visual adequada, mostrando padrão e identificação da organização ao mercado. Criar um padrão visual, com design único e diferenciado, com comunicação e linguagem alinhada ao seu público, criam vantagem competitiva percebida pelos clientes.
- Engajamento nas mídias sociais– Estrategicamente se pode melhorar o engajamento nas mídias sociais, elaborar estudos de caso de sucesso, white papers e artigos profissionais. Aumentar o número de reuniões, cursos e seminários on-line, ampliando o raio de ação. Utilização de canais adequados para cada tipo de mensagem. Transmitir o conceito do negócio e benefícios associados geram credibilidade e segurança ao usuário.
- Vídeos– a atratividade do vídeo em qualquer mídia tem aumentado e reforça o foco no marketing na web, permitindo manter a normalidade nesses dias malucos, além de fornecer vantagem competitiva sobre os concorrentes que demoram a reagir.
Felizmente, essa crise logo passará, mas não importa quanto tempo leve, por isso fortalecer uma estratégia adequada em marketing online, minimizará o risco e melhorará a posição geral da empresa no mercado. Esperamos que você esteja atendo a isso! Procure um especialista para conhecer as oportunidades que o marketing digital oferece para seu negócio.
Na Sul Consulting trabalhamos com Marketing Digital de Resultados, utilizando ferramentas de relacionamento e inbound marketing como RD Station, estratégias de SEO e copywriting aliadas a mídia paga. É trabalho de inteligência comercial, que traz resultados de imediato e garante o melhor custo-benefício ao cliente.
[/vc_column_text][stm_post_bottom 0=””][stm_post_about_author 0=””][stm_post_comments 0=””][/vc_column][vc_column width=”1/4″ offset=”vc_hidden-sm vc_hidden-xs”][stm_sidebar sidebar=”2275″][/vc_column][/vc_row][vc_row full_width=”stretch_row” css=”.vc_custom_1459505959648{margin-bottom: -60px !important;}” el_class=”third_bg_color”][vc_column 0=””][vc_cta h2=”Precisa implementar metodologias de sucesso em vendas?” h2_font_container=”font_size:20px|color:%23ffffff|line_height:24px” h2_use_theme_fonts=”yes” shape=”square” style=”flat” add_button=”right” btn_title=”Saiba mais” btn_style=”flat” btn_color=”theme_style_2″ btn_align=”right” btn_i_align=”right” btn_i_icon_fontawesome=”fa fa-chevron-right” use_custom_fonts_h2=”true” btn_add_icon=”true” btn_link=”url:https%3A%2F%2Fsulconsulting.com%2Fconsultoria%2Fplanejamento-comercial%2F||target:%20_blank|” el_class=”third_bg_color” css=”.vc_custom_1571874318284{margin-bottom: 0px !important;}”]Treinamentos de vendas de alta performance[/vc_cta][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]