Marketing Digital para vender mais

O Marketing Digital tem se popularizado cada vez mais nas empresas. Isso porque elas já perceberam que é possível converter conteúdo em vendas.

Com a chegada da Era Digital, a maior parte das empresas já percebeu que precisa ter presença online se quiser expandir o negócio, ter autoridade e ser lembrado pelo seu público. 

Entre as técnicas que podem ser aplicadas no Marketing Digital, o Inbound Marketing é a estratégia pensada para otimizar o relacionamento com os consumidores no mundo virtual e trazer resultados. 

O Inbound Marketing leva em conta o comportamento e a experiência que o usuário tem na internet. Assim, ele permite que as empresas criem conteúdos relevantes para o potencial cliente e alimentem esse relacionamento, criando um interesse legítimo que leva a conversão em vendas. Além disso, ao contrário do Outbound Marketing, que é o anúncio em mídias offline como TV, jornais e revistas, panfletagens, outdoors e etc, no Inbound Marketing é possível segmentar os anúncios para um público bem específico e calcular o ROI e ROMI dos investimentos com mais facilidade. 

Conheça as 5 funções do Inbound Marketing, ordenadas por etapa, e entenda como essa estratégia vai transformar sua empresa em uma máquina de negócios utilizando o Marketing Digital.

ATRAIR

O primeiro passo no é aumentar a visibilidade da marca. É necessário atrair mais visitantes ao site da empresa. Essa é uma das partes mais importantes do processo e onde muitos tem dificuldades para melhorar. Também é importante conquistar seguidores engajados nas redes sociais, que interagem e compartilham os conteúdos publicados. 

atrair clientes marketing digitalComo ter resultados:

  • Produzindo conteúdo
  • Otimizando conteúdo
  • Investindo em mídia

Para essa etapa, o mais importante é criar conteúdo de qualidade. O conteúdo é a moeda de troca na internet e fortalece o Marketing Digital. A partir dele, é possível ser encontrado por pessoas interessadas no seu nicho, criar relevância, ser visto como autoridade no assunto, atrair e fidelizar clientes. É essencial ter uma página de blog no site, estar presente nas redes sociais adequadas ao seu nicho e ter consistência e qualidade nas publicações. 

Utilizar estratégias de SEO e copywriting para otimizar os conteúdos é muito importante. Isso aumenta a relevância, engajamento e o tráfego orgânico, já que posicionam melhor o conteúdo no Google e geram mais interação nas redes sociais.

O tráfego orgânico é muito importante, mas demora para dar resultados. Como auxiliar a isso, é possível usar mídias como o Google Ads, para aparecer em pesquisas do Google, sites parceiros e no Youtube e Facebook Ads para criar anúncios no Facebook e Instagram, dos mais variados formatos. 

CONVERTER

O segundo passo é aumentar as chances do visitante se tornar um cliente. Para isso, é necessário convertê-lo em lead, ou seja, pegar seu contato para criar e nutrir um relacionamento.

converter lead em Landing PageComo ter resultados:

  • Montando uma oferta relevante
  • Criando uma Landing Page
  • Promovendo a Landing Page

Nessa etapa é necessário oferecer conteúdos irresistíveis, alinhados com o seu nicho e as necessidades do público. Materiais exclusivos como e-books, infográficos, templates, webinars, podcasts, etc podem ser entregues depois de pedir o email de contato dos visitantes. 

A estrutura da Landing Page, página de conversão com formulário, também é muito importante. Ela precisa ser atraente e utilizar textos otimizados para gerar resultados. 

Outra ação importante no Marketing Digital é divulgar a oferta através das redes sociais, e-mails promocionais, call to action no site e mídia paga. 

RELACIONAR

O terceiro passo é aumentar seu relacionamento com o lead para conduzi-lo até a compra. É preciso educar o lead com informações relevantes que despertem nele o desejo de consumir seu produto ou serviço. 

relacionamento em redes sociais Marketing DigitalComo ter resultados:

  • Trabalhando sua lista de emails
  • Nutrindo os leads
  • Usando as redes sociais

Depois de conseguir o contato, é hora de usar o e-mail marketing como um canal para trabalhar com os leads. Aqui é possível criar conteúdos mais pessoais e afunilar cada vez mais o relacionamento com o público. Através das métricas de e-mail, é possível monitorar o comportamento e perceber qual o nível de interesse do lead em seu conteúdo e criar um atendimento mais personalizado às necessidades dele. 

A automação de marketing permite que os resultados sejam acelerados através de um fluxo de emails. Isso potencializa os resultados e aumenta as chances de venda. 

As redes sociais podem ser usadas para criar uma audiência e aprofundar o relacionamento com o público dia após dia através do Marketing Digital. Para isso é necessário conhecer as necessidades e padrões de comportamento do cliente em potencial.

VENDER

O quarto passo é fechar negócio! As outras etapas preparam seu lead para esse momento, facilitando a venda. Por causa das funções anteriores, você consegue identificar quem são os leads qualificados, que estão de fato interessados em comprar seu produto ou serviço.

venda online vender com Marketing DigitalComo ter resultados:

  • Alinhando equipes de venda e marketing
  • Qualificando os leads que devem ser abordados
  • Fazendo oferta para os leads qualificados

Nesse momento, é importante que as equipes de venda e marketing estejam alinhadas. Ter ambas falando a mesma língua torna o processo mais efetivo porque a oferta estará de acordo com o que o lead já se mostrou disposto a aceitar. 

Para potencializar os resultados, é necessário analisar o relacionamento e identificar quais leads estão “quentes” e são boas oportunidades ou já estão maduros para a etapa de vendas.

Depois de alinhar a proposta e definir quem são os leads qualificados, é hora de fazer uma oferta irresistível! 

Para aumentar sua força de venda, leia esse artigo!

ANALISAR

A análise é algo importante do começo ao fim do processo. Para manter a máquina funcionando e se desenvolvendo em cada etapa, é preciso identificar o que precisa de ajustes, correções e otimização. Isso garante cada vez mais sucesso. 

Analisar campanhas de Marketing Digital

Como ter resultados: 

  • Diárias: análises para identificar problemas e/ou oportunidades
  • Semanais: análises para ajustes necessários
  • Mensais: análises para identificar o que está funcionando

O tráfego do site e as redes sociais devem ser acompanhados diariamente. Isso garante que aumentos e quedas, assim como menções e comentários não passem despercebidos ou percam o timming de ação.

As metas e o desempenho devem ser analisados semanalmente para verificar como anda a performance e se são necessários ajustes ou otimizações.

As análises mais profundas devem acontecer uma vez ao mês para determinar o que está funcionando ou não, o que precisa ser adicionado ou removido e melhorar o desempenho de maneira geral. Assim é possível garantir que o Marketing Digital dê resultado.

 

Na Sul Consulting trabalhamos com Marketing Digital de Resultados, utilizando ferramentas de relacionamento e inbound marketing como RD Station, estratégias de SEO e copywriting aliadas a mídia paga. É trabalho de inteligência comercial, que traz resultados de imediato e garantem o melhor custo-benefício ao cliente.

 

Deixe uma resposta

Como podemos te ajudar?

Entre em contato conosco e levaremos até você as melhores soluções em Consultoria em vendas.

Precisa implementar metodologias de sucesso em vendas?

Treinamentos de vendas de alta performance